quinta-feira, 3 de abril de 2014

A HABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO

por Simone Zanotello de Oliveira

Nos dias atuais, as empresas têm medido o desempenho de um bom profissional não só por meio de seu conhecimento técnico, mas também pela sua habilidade de se relacionar com os diferentes públicos da organização, o que inclui chefes, subordinados, colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos e de controle, dentre outros. E é nesse momento que um bom domínio da habilidade de falar em público faz a diferença. Digo “habilidade”, e não “arte” ou “dom”, como muitos, por se tratar de uma técnica que poderá ser adquirida e aprimorada.

Então, vamos verificar alguns aspectos que poderão auxiliar num bom desempenho na comunicação verbal. O primeiro deles diz respeito ao conhecimento do assunto. Não podemos falar sobre aquilo que não conhecemos; portanto, estudar e pesquisar sobre o tema a ser abordado é de suma importância para o bom desempenho. Sendo assim, se você irá falar 10 minutos sobre um assunto, deverá saber 20 minutos sobre ele.  

Além disso, não basta só o conhecimento, mas também a forma de sua transmissão, o que inclui o vocabulário a ser utilizado. Quantas vezes nos deparamos com pessoas que são verdadeiros ícones num determinado tema, mas que não conseguem transmitir seu vasto conhecimento? Portanto, é  nesse quesito que se frisa a necessidade de moldar o discurso de acordo com o público, a fim de que haja uma comunicação efetiva. Você não deve falar da mesma maneira numa reunião de diretoria, numa inauguração, numa premiação de funcionário, numa festa de final de ano: cada qual merece um discurso exclusivo.

Outro aspecto a ser levado em consideração é que falar em público exige treino, assim como qualquer outra atividade. Portanto, não perca as oportunidades de se expor e tenha muita disciplina. Treine também em casa, em frente ao espelho – somente avise previamente seus familiares, a fim de que eles não pensem que você está louco...
 
Os recursos audiovisuais também auxiliam na atividade de exposição. Apenas tenha cautela para que esses recursos não apareçam mais do que você e, pior, mais que sua mensagem. Portanto, produza “power points” discretos, apenas com palavras-chaves, utilizando-os simplesmente como apoio.
 
Com todas essas ações, você também verá que será necessário preparar o seu discurso com antecedência, o que lhe proporcionará mais segurança e confiabilidade. Não deixe tudo para a última hora, pois há grandes chances de algo dar errado.

Além disso, demonstre firmeza em sua mensagem, evidenciando que possui imenso prazer em estar lá para dar o seu recado. Seja contagiante.

Diante dessas orientações, tenho certeza que aquele “friozinho na barriga”, que precede os momentos iniciais de qualquer exposição, será melhor controlado e administrado a seu favor. Digo isso, pois um “friozinho” sempre é bom, e não deverá ser descartado, visto que demonstra que temos respeito e preocupação com o que nos comprometemos a fazer. No entanto, essa sensação deverá ser passageira e não poderá atrapalhar a performance do falante.

Em suma, lembre-se que dominar a técnica da comunicação oral poderá se constituir num diferencial para alavancar sua carreira profissional. Pense nisso...

 

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